Carregando Eventos

« Todos Eventos

• Este evento já passou.

Bate-papo – A História do negro no teatro, na dança e no circo – MOSTRA ENTRE OLHARES DAS ARTES CÊNICAS

26 / mar / 2023 | 16h00

Livre

Um panorama da história e uma reflexão sobre a atuação contemporânea do artista negro na dança, no teatro e no humor.

Thiago Arruda Leite (Negraxa) – artista comediante e dançarino praticante nas danças da cultura hip hop. Trabalha atualmente como professor de dança na EMIA – Escola Municipal de Iniciação Artística. Foi coordenador no Programa de Iniciação Artística (PIÁ), em 2020. Autor do livro “As Danças da Cultura Hip Hop e Funk Styles”. Diretor e produtor do documentário “H-Urb”, que trata da história do street dances na cidade de São Paulo.

Jefferson Brito Ramos – ator, produtor, arte-educador e bailarino. Formado em Ballet Clássico pelo Centro de Artes Pavarini. Foi aluno da Escola de Danças de São Paulo, de Giselle Bellot e de Mônica Ballet. Dançou em diversos espetáculos com linguagens do ballet de repertório, contemporâneo e moderno, além de festivais de danças de competição, onde conquistou alguns prêmios com “pas de deux”, solos e conjuntos. É orientador de Ballet para o projeto Oficinas Culturais de Artes Cênicas de Mauá.

Marcelo Palmares – ator e cofundador do grupo Pombas Urbanas (1989). Também é cogestor cultural comunitário, articulador, artista-educador e diretor teatral no Centro Cultural Arte em Construção no bairro Cidade Tiradentes/SP, artista-orientador na linguagem Teatro do Programa Vocacional da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo(2018/2019/2021/2022). Também é articulador da RBTR – Rede Brasileira de Teatro de Rua, Rede Latinoamericana de Teatro em Comunidade e do Núcleo Afrocentricidade – Rede Circo do Mundo – Brasil. Formado em Pedagogia pela UNIP – Universidade Paulista, realizou o projeto de Iniciação Científica “Educação, Teatro e Emancipação: Estudo Comparativo entre Paulo Freire. Augusto Boal e Lev Vygotsky e TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – “O Museu-Afro como Espaço de Aprendizagem”.

A ação integra as atividades do Termo de Colaboração 64/2022, entre o Instituto Dona Creusa De Santana Alves e a Secretaria de Cultura da Prefeitura de Mauá.

Data:
26 / mar / 2023